O Projeto Meros do Brasil realiza nesta quarta (7), quinta (8) e sexta-feira (9), em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, a Oficina de Amigurumi do Fundo do Mar.
A iniciativa acontece por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo despertar os participantes para a preservação de espécies marinhas que habitam a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, em especial o peixe mero, além de promover a geração de renda por meio da produção das peças artesanais.

“O mero é uma espécie criticamente ameaçada de extinção. Apesar de protegida por lei há mais de 15 anos, essa portaria ainda não se refletiu no aumento de sua população. A principal ameaça ainda é a pesca, que é proibida”, explicou o supervisor do projeto Meros do Brasil em Alagoas, Tiago Albuquerque.

As oficinas serão ministradas na sede da Associação de Pescadores, Marisqueiras e Jangadeiros do distritito de São Bento, das 13h30 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas no local e são gratuitas.

“O curso é aberto para todos, mas daremos preferência a pessoas que já sabem fazer crochê. Isso facilitará a aprendizagem do amigurumi, uma técnica japonesa de criação de bonecos. Na oficina, estaremos focados na produção de seres do mar, sobretudo o mero. Sugerimos a doação das peças para o projeto Meros do Brasil para que possam ser usadas em atividades de educação ambiental”, explicou o supervisor.