O número de profissionais e empresas do setor de turismo que se registraram no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), de janeiro a julho deste ano, teve um aumento de 16,09% em relação ao mesmo período do ano passado.

O índice representa um incremento de 12.580 novos prestadores formalizados até esta quarta-feira (31), atingindo um total de 90.784 cadastros. As informações são do Ministério do Turismo (Mtur).
Em termos numéricos, as novas agências de turismo (4.072) representam 32% do aumento de cadastros nos últimos 7 meses. Já os meios de hospedagem formalizados no mesmo período (2.147) correspondem a 17% dos cadastros em 2019.
O Brasil conta, atualmente, com 28.065 agências de turismo e 13.492 meios de hospedagem formalizados no MTur que representam, respectivamente, 31% e 15% do total de cadastrados atualmente.
LEGALIZAÇÃO
A participação no Cadastur é obrigatória para agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e também para os guias de turismo. Além disso, a iniciativa promove o ordenamento, a formalização e a legalização destes prestadores.
O MTur ressalta que são muitas as vantagens para os empreendedores regularizados, a exemplo da participação em programas de qualificação e infraestrutura, acesso a financiamentos, apoio a eventos, feiras e ações do Ministério, além de maior visibilidade nos sites do Cadastur e Mapa do Turismo Brasileiro, dentre outros. O turista também pode consultar o Cadastur antes de contratar um serviço.
Quanto maior a adesão dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur, melhor para o segmento. O cadastro é simples, online e gratuito. Os interessados devem acessar o site (www.cadastur.turismo.gov.br) e preencher o formulário. O número do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades.
Com foto e texto da assessoria do MTur