
Dando sequência à série de postagens sobre o litoral de Maragogi, na Costa dos Corais alagoana, destacamos a Praia do Camacho, localizada entre o distrito de São Bento e a foz do Rio Maragogi.
A praia se caracteriza pela tranquilidade, a areia branca e macia, além do mar calmo, sobretudo na maré baixa. Conserva em boa parte de sua extensão a vegetação nativa e rasteira, que adorna e protege a costa. Do alto, o coqueiral também se faz presente.
Camacho é pouco conhecida pelos turistas e por isso não muito frequentada, uma característica cada vez menos comum diante do avanço do turismo de massa em Maragogi.
O acesso se dá por uma estradinha de barro, próxima da foz do Rio Maragogi. Também pode ser acessada pelo distrito de São Bento. A praia é paralela à rodovia AL-101 Norte.
A dica de hospedagem para curtir a praia mais intensamente e com maior comodidade é a Praiagogi Boutique Pousada, que já foi tema de reportagem aqui no blog.
Confira os encantos da Praia do Camacho pelas lentes do fotógrafo Jorge Menezes.
História
Uma curiosidade do Camacho é contada pelo antropólogo e historiador maragogiense Dirceu Lindoso no livro Formação de Alagoas Boreal. Ele relata a existência do Engenho Concórdia, tragado pelo mar, que avançou sobre a costa no passado.
“Mas não só aldeias come o mar do Maragogy: come também engenho. O caso do Engenho Concórdia, que conheci nas marés baixas as ruínas da casa-grande arreganhadas na praia do Camacho (…) Meu pai o alcançou menino safrejando diante do mar, e o mar batendo-lhe nas terras de pastos e canaviais”.
Pelo visto, o avanço do mar sobre uma parte do litoral de Maragogi não é um fenômeno recente, mas cíclico.