
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan-AL) promove, na quarta-feira (21 de fevereiro), o seminário “Discutindo o Forte Bass: História, Arqueologia e Restauração”, que acontece na Casa do Patrimônio de Maceió, na capital alagoana. O evento conta com o apoio do Governo do Estado.
Durante o evento, serão apresentados os novos documentos históricos sobre o cerco e a conquista de Porto Calvo, na região Norte do Estado, recentemente descobertos nos arquivos da Holanda. O material será exposto pelo historiador da Universidade de Leiden, Benjamin Teensma.
De acordo com o Iphan, vários pesquisadores já confirmaram presença no encontro, dentre os quais Marcos Albuquerque, coordenador do laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Levy Pereira, pesquisador especialista em cartografia; Flávio Calippo, diretor do Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN; e Adler Fonseca, historiador do IPHAN/RJ.
Segundo a arqueóloga do Iphan-AL, Rute Barbosa, o seminário trará subsídios para historiografia alagoana acerca da ocupação holandesa no norte de Alagoas. Além disso, a pesquisa e restauração na área do forte demonstra o rico potencial para o desenvolvimento do turismo cultural e histórico na região Norte do Estado.
Saiba mais sobre o FORTE BASS
Inscrições
A entrada é gratuita. Serão 40 vagas disponíveis para os interessados em comparecer, que deverão confirmar presença através do e-mail: iphan-al@iphan.gov.br. Será disponibilizado um certificado com 8h de carga horária para os participantes presentes ao evento.
- Serviço
Seminário Discutindo o Forte Bass: História, Arqueologia e Restauração
Data: 21 de fevereiro de 2017
Horário: 9h
Local: Casa do Patrimônio de Maceió, Rua Sá e Albuquerque, 157 – Jaraguá