O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou as condutas que devem ser adotadas por quem avistar um peixe-boi nos estuários e mares alagoanos.
As medidas visam preservar a espécie de mamífero aquático mais ameaçada de extinção no Brasil e que encontrou na costa de nosso Estado as condições ambientais ideais para viver e se reproduzir.
Confira as instruções:
Ao avistar algum peixe-boi, não interaja com o animal! Ele pode ter sido reintroduzido e, por ter adquirido uma domesticação vinda do cativeiro, devido ao contato com humanos, é comum a aproximação com embarcações ou pessoas na busca por alimentos e carícias.
Essa interação é prejudicial ao animal, pois ele precisa resgatar, de forma mais rápida possível, seu comportamento natural para perpetuação da espécie, como busca por alimentação adequada, deslocamento, reprodução, busca por abrigos etc.
Caso presencie algum peixe-boi, repasse a informação da presença ou ato de interação com pessoas aos órgãos ambientais através de seus canais de comunicação: Canal Verde (0800 082 1523), ICMBio (3298-1388) e BPA (3315-4325 / 98833-5879).