
Depois de um período de inatividade que se somou às férias deste blogueiro, retomamos, enfim, as postagens do blog Costa dos Corais. E para brindar o retorno comecemos, então, falando de coisa boa. E põe boa nisso! Refiro-me ao Festival da Lagosta de Maragogi.
Em sua 5ª edição, o evento gastronômico movimentará a rede hoteleira e de restaurantes da Costa dos Corais alagoana durante todo o mês de setembro. O objetivo é gerar fluxo turístico e consolidar a gastronomia como atrativo.
O Festival da Lagosta de Maragogi é uma realização da prefeitura municipal, através da Secretaria de Turismo, e do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCVB). Nesta edição, participam 14 estabelecimentos, entre hotéis, pousadas e restaurantes de Maragogi.
O evento gastronômico vai durar praticamente um mês inteiro. De 3 a 30 de setembro. Nos cinco primeiros dias, os participantes poderão, além de saborear as delícias do festival, conferir a rica programação cultural que contará com artistas da terra e do cenário nacional.
Segundo a secretária municipal de Turismo, Mariana Gorenstein, até o fim deste mês, a programação musical será definida. As apresentações acontecem na Arena Gastronômica, na Praça de Eventos, onde os visitantes – sejam hóspedes ou não – poderão provar dos pratos à base de lagosta desenvolvidos pelos chefs especialmente para o festival. “Também vamos montar na área da Arena Gastronômica a Vitrine do Artesão, que reunirá toda

a produção artesanal dos artistas de Maragogi”, informou a secretária. A Arena funcionará até o dia 7 de setembro, mas o festival prossegue nas pousadas, hotéis e restaurantes até o dia 30.
“De 3 a 30 de setembro, os restaurantes estarão vendendo os pratos do festival com descontos que vão variar de 20% a 40%. Os clientes poderão fazer uma espécie de tour gastronômico, provando de variados pratos em estabelecimentos diferentes”, sugeriu a secretária.
E desta feita teremos um estreante: o Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, o maior e mais tradicional hotel da cidade. Quem ali se hospedar terá lagosta à vontade no buffet. Já pensou?

Outra novidade será a oferta de pratos à base de lagostas servidos como petisco em todos os restaurantes, além dos pratos principais.
Na semana passada, os chefs e suas criações começaram a posar para as objetivas num ensaio fotográfico que subsidiará a produção de todo o material de divulgação do festival.
“A gente que iniciou o Festival da Lagosta lá atrás fica muito feliz em saber que o evento se consolidou e que melhora a cada ano. Os turistas procuram pelo destino justamente no período do festival, numa prova de que o evento se tornou um atrativo”, comemora a presidente do CCVB, Vergínia Stodolni.
A Secretaria Municipal de Turismo nos cedeu algumas dessas imagens, só para o leitor começar a salivar e, em setembro, arrumar as malas e desembarcar em Maragogi. O mar e seus saborosos frutos o aguardam! #Partiu