Movimento Cidade Verde limpa as praias de Porto de Pedras

Quinze caçambas de lixo foram recolhidas das praias de Porto de Pedras (Fotos: divulgação)
Quinze caçambas de lixo foram recolhidas das praias de Porto de Pedras (Fotos: divulgação)

O Movimento Cidade Verde, idealizado e organizado pelo instituto Yandê e CMA/ICMBio, desenvolveu mais um mutirão de limpeza nas praias do Patacho e urbana de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas.

Numa única manhã, em 7 de dezembro, foram recolhidas 15 caçambas (de caminhonete) abarrotadas de lixo.

Este foi o sexto mutirão de limpeza promovido entre as cidades de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, municípios integrantes da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do País.

A ação desperta  para duas situações.

A primeira delas é positiva: o engajamento da sociedade civil organizada em defesa do meio ambiente; a segunda, deixa evidente a precariedade do serviço de recolhimento do lixo pelo poder público que, a partir de agosto de 2014, terá de aprimorar a coleta e dar destinação correta aos resíduos.

Problemáticas à parte, falemos da inciativa louvável do mutirão de limpeza, que contou com grande mobilização popular nos dois municípios. Aproximadamente 150 pessoas participaram da ação que, a cada etapa, ganha mais força e atrai mais parceiros.

O ponto de concentração aconteceu na praia do Patacho que, por sinal, tem o título de a 5ª mais bela praia do Brasil, segundo a edição 2013 do Guia Quatro Rodas. Antes de iniciar o mutirão, o coordenador do movimento, Tsachi Greenhut, explicou que “não se trata apenas de uma limpeza das praias, mas que é preciso envolver o poder público, os empresários, a comunidade, as associações, as ONGs e outros movimentos para que todos assumam suas responsabilidades”.

Mutirão contou com forte participação popular
Mutirão contou com forte participação popular

Iniciado o mutirão, todos receberam protetor solar, luvas e sacolas plásticas para ensacar o lixo recolhido. Dois veículos (caminhonetes) foram usados para recolher as sacolas abarrotadas, principalmente de garrafas pet. O ouro carro atuou no apoio aos participantes, hidratados com água mineral. Assim, foram percorridas as praias do Patacho, e Centro de Porto de Pedras.

“Durante todo trajeto foi possível observar o empenho e a dedicação de todos os envolvidos que, apesar do sol forte, não desanimaram e seguiram até o ponto de encontro”, destacou Greenhut .

Logo após o encerramento do mutirão todos se encaminharam para o lanche servido na Praça Nossa Senhora da Piedade no centro de Porto de Pedras.

Estiveram presentes: a coordenação do Movimento Cidade Verde, os Jovens Protagonistas da Costa dos Corais, Instituto Yandê, CMA/ICMBio Associação Peixe-boi, ARIBAMA, AMITUS, Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, além de vários comunitários que se uniram à ação.

“Destaca-se também o apoio da Pousada Amendoeira, Padaria de Porto da Rua, Pousada Xuê, Farmácia Nossa Senhora da Glória, Lanchonete da Ana, Posto Patacho, Pousada Praia Bonita, Posto Jadson e APA Costa dos Corais”, citou Greenhut.

Um comentário sobre “Movimento Cidade Verde limpa as praias de Porto de Pedras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s