
O Movimento Cidade Verde, idealizado e organizado pelo instituto Yandê e CMA/ICMBio, desenvolveu mais um mutirão de limpeza nas praias do Patacho e urbana de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas.
Numa única manhã, em 7 de dezembro, foram recolhidas 15 caçambas (de caminhonete) abarrotadas de lixo.
Este foi o sexto mutirão de limpeza promovido entre as cidades de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, municípios integrantes da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do País.
A ação desperta para duas situações.
A primeira delas é positiva: o engajamento da sociedade civil organizada em defesa do meio ambiente; a segunda, deixa evidente a precariedade do serviço de recolhimento do lixo pelo poder público que, a partir de agosto de 2014, terá de aprimorar a coleta e dar destinação correta aos resíduos.
Problemáticas à parte, falemos da inciativa louvável do mutirão de limpeza, que contou com grande mobilização popular nos dois municípios. Aproximadamente 150 pessoas participaram da ação que, a cada etapa, ganha mais força e atrai mais parceiros.
O ponto de concentração aconteceu na praia do Patacho que, por sinal, tem o título de a 5ª mais bela praia do Brasil, segundo a edição 2013 do Guia Quatro Rodas. Antes de iniciar o mutirão, o coordenador do movimento, Tsachi Greenhut, explicou que “não se trata apenas de uma limpeza das praias, mas que é preciso envolver o poder público, os empresários, a comunidade, as associações, as ONGs e outros movimentos para que todos assumam suas responsabilidades”.

Iniciado o mutirão, todos receberam protetor solar, luvas e sacolas plásticas para ensacar o lixo recolhido. Dois veículos (caminhonetes) foram usados para recolher as sacolas abarrotadas, principalmente de garrafas pet. O ouro carro atuou no apoio aos participantes, hidratados com água mineral. Assim, foram percorridas as praias do Patacho, e Centro de Porto de Pedras.
“Durante todo trajeto foi possível observar o empenho e a dedicação de todos os envolvidos que, apesar do sol forte, não desanimaram e seguiram até o ponto de encontro”, destacou Greenhut .
Logo após o encerramento do mutirão todos se encaminharam para o lanche servido na Praça Nossa Senhora da Piedade no centro de Porto de Pedras.
Estiveram presentes: a coordenação do Movimento Cidade Verde, os Jovens Protagonistas da Costa dos Corais, Instituto Yandê, CMA/ICMBio Associação Peixe-boi, ARIBAMA, AMITUS, Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, além de vários comunitários que se uniram à ação.
“Destaca-se também o apoio da Pousada Amendoeira, Padaria de Porto da Rua, Pousada Xuê, Farmácia Nossa Senhora da Glória, Lanchonete da Ana, Posto Patacho, Pousada Praia Bonita, Posto Jadson e APA Costa dos Corais”, citou Greenhut.
Porque não, fazer essa campanha tb aqui em Paripueira????, Infelizmente vejo que algumas autoridades não entende da pasta que tá a frente.
CurtirCurtir