
Estão abertas as inscrições para o primeiro Edital Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que disponibilizará R$ 135 mil para projetos que desenvolvam atividades de proteção, gestão e sustentabilidade nesta que é a maior Unidade de Conservação (UC) federal marinha no Brasil, com mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e manguezais.
O edital é uma iniciativa do Projeto Toyota APA Costa dos Corais, parceria entre a Funda SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Na SOS Mata Atlântica, o projeto é desenvolvido pelo Programa Costa Atlântica, que atua na conservação das zonas costeira e marinha sob influência do Bioma Mata Atlântica.
O edital selecionará propostas em duas linhas. Para a primeira, denominada “Pesquisa e monitoramento“, os projetos deverão propor ações que avaliem a qualidade ambiental dos ecossistemas da área ou o impacto de ações como pesca e turismo.
A segunda linha, “Gestão socioambiental“, apoiará projetos de desenvolvimento sustentável nas comunidades locais, que incentivem a organização social dos diversos setores e aprimorem a sustentabilidade do uso direto e indireto dos recursos naturais.
Os projetos devem ter prazo máximo de 12 meses para sua execução e as propostas não deverão exceder o valor de R$ 35 mil. As inscrições devem acontecer até 31 de outubro pelo site http://gerencia.sosma.org.br/costa. O processo é competitivo e conta com a participação de um comitê julgador composto por especialistas no tema.
Riqueza protegida
A APA Costa dos Corais foi criada por Decreto Federal em 23 de Outubro de 1997, abrangendo uma área que se estende do município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, ao norte do município de Maceió, em Alagoas.
Um dos principais atributos desta Unidade de Conservação é estar localizada, em grande parte, na plataforma continental do litoral nordestino, onde se encontram as maiores extensões de recifes de coral costeiro do país.
A presença desse ambiente propicia a ocorrência de uma grande diversidade biológica representada por algas, corais, peixes, crustáceos e moluscos, além do peixe-boi marinho, ameaçado de extinção.
A Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o ICMBio, criou, em 2011, o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, fundo de perpetuidade que destina recursos para a área.
A parceria contribui para a gestão da unidade e para o desenvolvimento de ações de monitoramento e fiscalização ambiental, com capacitações de equipe e fornecimento de recursos. Dessa forma, evitam-se infrações e intervenções nos ambientes marinhos para atividades sem licenciamento.
Em primeiro lugar quero parabenizar e grande Projeto ,e a todos que participam dele tambem .
Gostaria de saber se a alguma possibilidade em que eu possa participar tambem tenho esperiencia em mergulho a 40 anos , Mergulho em Nalfragio , caso eu tenha essa possibilidade ficarei muito feliz pq e um tipo de projeto que eu sempre me enteresei ja fiz muitos movimento com a turma que mergulho umas delas e fazer todo ano limpeza nos naufragios tirando tudo que jogam nos rios que termina subindo para o alto mar ecalhando nos naufragios da cossta de pernambuco , esse e um dos trabalhos e ourtro e cocientizar as pessoas que moram em praia não jogar lixo nos canais beirando praia e outras coisa mais . fico no a guardo de alguma resposta certos de suas Atenção : Marcos Paiva .
CurtirCurtir