
Três chefs de Japaratinga, na Costa dos Corais alagoana, estão fazendo bonito em Botucatu, São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, eles são as estrelas do Festival Gastronômico da Lagosta, evento surgido aqui e levado àquele Estado a convite do restaurante Sinhô Sinhá (SP).
Aberto no dia 17 maio, o festival segue até 26 deste mês. Os clientes daquele restaurante poderão provar das delícias da culinária praiana da Costa dos Corais por meio de três pratos especialmente elaborados para o festival.

O chef Iran Cavalcante, da pousada Vila de Taipa (Japaratinga), levou para Botucatu a Lagosta do Reino. O prato leva uma lagosta inteira, queijo mussarela, queijo do reino, alho, manteiga e creme de leite. Acompanha: arroz branco e purê de banana.
Ele conta que a receptividade do público paulista de Botucatu tem sido sensacional. Os chefs aproveitam a oportunidade para divulgar as belezas e atrativos de Japaratinga, bem como de toda a Costa dos Corais.
“Vamos às mesas dos clientes falar de nossa região e de nossa gastronomia. Aproveitamos para distribuir nosso material de divulgação, como folders. Muitos falam que vão conhecer nossa região”, disse Iran Cavalcante.

“Tem sido maravilhoso”, descreveu o chef Ivonaldo Pereira, o Nêgo, do restaurante Mama Pereira, em Japaratinga. Ele preparou para o festival a Lagosta ao Morro de Rubião: filé do crustáceo puxado no molho de coco e servido na moranga. Acompanha: arroz e pirão.
O outro chef a desfilar seus dotes culinários durante o festival em Botucatu é Adiel Ferreira, da Pousada Albacora, com sua “Lagosta à moda Sinhô Sinhá”: Filé de lagosta na manteiga com cebola no abacaxi e molho branco por cima para finalizar. Acompanha: fettuccine ao pesto, camarões e gratinado de batatas, servidas na lasca de abacaxi.
