
As piscinas naturais são formações recifais localizadas próximas da costa e utilizadas comercialmente por empresas turísticas ou de base comunitária, conforme a vocação local e de conservação do habitat. Em Maragogi as Galés, como são conhecidas as piscinas naturais, formam o principal atrativo turístico do município.
As piscinas naturais estão inseridas dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) e classificadas, conforme o plano de manejo da Unidade de Conservação (UC), como zonas de visitação.
Os empresários que exploram o serviço e os turistas que visitam as áreas regulamentadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Maragogi e Paripueira, do lado alagoano, e São José da Coroa Grande (Prainha), em Pernambuco, precisam ficar atentos quanto às normas estabelecidas pelo plano de manejo.
Não é permitido
- Qualquer atividade que implique na extração dos recursos naturais, tais como pesca.
- Coleta de organismos para fins ornamentais e artesanato, entre outros.
- Realizar qualquer atividade de visitação com maré mínima maior ou igual a 0,7.
- A realização de mais de um passeio diário.
- Visitação a mais de uma piscina por dia.
- Ofertar qualquer tipo de alimento e rações para atrair os peixes e outros organismos da fauna local.
- Molestar qualquer indivíduo da fauna, seja para fins turísticos ou educativos.
- Realizar serviços de visitação, mergulho e de fotografia subaquática profissional sem a autorização prévia da APACC/ICMBio.
- Ancorar fora das poitas regulamentadas pela APACC/ICMBio.
- A permanência das embarcações na zona de uso público no período de maré cheia, observando-se as condições estabelecidas no Termo de Responsabilidade.
- A comercialização de bebidas e comidas na zona de visitação. Vale lembrar que alimentos e bebidas não alcoólicas poderão ser consumidos somente no interior das embarcações autorizadas pela APACC/ICMBio, preferencialmente durante o retorno da embarcação ao ponto de embarque.
- Utilizar jet-sky (motonáutica).
- O uso de aparelhagem de som.
- Uso de motor de popa tipo rabeta sem a proteção de hélice.
Permitido
- Pesquisas, quando devidamente autorizadas pela APACC/ICMBio.
- Atividades de educação ambiental, devidamente autorizado pela APACC/ICMBio.
- Ancorar nas áreas de fundeio estabelecidas.
- A exploração dos serviços de visitação, de mergulho e de fotos subaquáticas nas zonas de visitação, desde que devidamente autorizado pela APACC/ICMBio (APACC), conforme as regras de uso.
Confira, abaixo, a tábua das marés no link da Capitania dos Portos e bom passeio: